Experiências inusitadas, pessoas maravilhosas e vivências inesquecíveis! Isso tudo podemos ter fazendo trabalho voluntário. E se a ideia é viajar pelo mundo, aprimorar alguma língua como o inglês, e ter momentos memoráveis sem pagar muito caro, optar por um jeito diferente de viajar é indispensável.
Assim, o Educações pelo Mundo dedica o post de hoje para abrir uma jornada de experiências que serão relatadas aqui nas próximas semanas. Ops.... se o próximo lugar que formos tiver acesso fácil à internet, ainda não sabemos essa informação. Mas, espero que esse texto possa lhe inspirar a experimentar um novo jeito de conhecer o que o mundo pode nos oferecer, e, o que você pode oferecer a ele.
Voyager.
Escultura denominada Voyager. Laytown/Irlanda
A vida nos reserva momentos que nunca poderíamos imaginar que fossem acontecer, e isso se concretiza muitas vezes, quando o futuro está turvo à nossa frente e não sabemos para onde ir. De repente, uma luz no fim do túnel aparece e você sabe que deve seguí - la. Pois é, isso aconteceu quando estávamos em Dublin. Havia pagado um mês de curso de inglês e um mês de hospedagem, não sabíamos para onde iríamos depois, comecei a ficar ansiosa, e para ajudar nessa minha ansiedade o euro subiu exorbitantemente. Foi aí, que apareceu uma luzinha...
Como havia falado no post anterior, a Irlanda é um país que lhe oferece muitas oportunidades para trabalhar como voluntário. Para se ter uma ideia do valor que isso tem aqui, um grande prédio em uma das principais avenidas da capital Dublin, a O'Connell Street, é usado como um espaço onde se tem exposições de trabalhos voluntários pelo mundo, palestras sobre o tema, funcionando também como um posto de informações sobre várias organizações que te "levam" para fazer trabalho voluntário em vários países, inclusive na Irlanda. Foi nesse lugar que encontramos um mundo de oportunidades que vieram ao nosso encontro para dar uma mudada no nosso rumo.
Começamos a fazer trabalho voluntário em Dublin, ajudando a limpar uma das praias. Esse trabalho nos fez conhecer uma adorável senhora que nos deu uma carona até um lugar onde estava acontecendo o Festival das Rosas. Que experiência deliciosa....! Sabe aqueles lugares e momentos que não são para turistas verem?? Só o pessoal "de casa" conhece? Pois é, fomos parar num desses lugares graças ao trabalho voluntário.
Agora, tínhamos que decidir para onde ir depois da Irlanda, então comecei a entrar nos sites das organizações que intermediam a ida para países onde sempre tem alguma ONG ou instituição que precisa de voluntários. Vou deixar aqui alguns nomes para vocês pesquisarem se tiverem interesse:
- VSO - Voluntary Service Overseas;
- VSI - Voluntary Service Internacional ( esse tem no Brasil, inclusive em Belo Horizonte);
- AIESEC (tem no Brasil);
- SERVE - Solidarity in Action;
- Comhlámh;
- Wwoof, etc.
Bom, por aqui já são 2:14h da manhã (e amanhã tenho que trabalhar), não vai dar tempo de contar onde fomos parar. Então, não perca o próximo post que vai relatar o início dessa nova jornada!
Um grande e caloroso abraço!
FOTO: Fernanda Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário