E foi em um desses abraços inesperados que viemos parar no sul da França, perto de Toulouse, numa casa e numa família que nunca estiveram no meu mundo. Apesar do estranhamento, o que eu podia dizer para ela depois de tantos abraços inesperados que vivemos nessa viagem, era só.... sejam bem vindos!
Dessa vez, depois de um delicioso tempo na Alemanha, chegamos no dia 15 de novembro a um lugar que certamente foi o mais diferente de todos os mundos. Castelnau de Montmiral, uma das vilas medievais mais charmosas da França, tem nos seus arredores o Dôme de Montmiral, uma casa/restaurante que foi construída em forma de um "disco voador". Essa com certeza foi uma experiência de outro planeta!
www.domedemontmiral.com
Pelo Helpex.net, estávamos a procura de um lugar onde poderíamos aprender um pouco mais sobre construções sustentáveis e aproveitar para aprimorar o francês, foi aí que essa casa chegou até nós. E além da casa ser com uma forma nada convencional ela também gira, sim, gira em seu próprio eixo. A razão disso é para aproveitar ao máximo o calor e a luz do sol.
A nossa função era ajudar com a limpeza geral, o restaurante e principalmente com os dois filhos da proprietária. Marie e Vitali (5 e 7 anos), duas crianças super especiais, mas que são "da pá virada"! Crianças lindas, que foram os melhores professores de francês que já tive. E devo dizer, para mim, a forma mais legal de se aprender uma língua, é brincando. Como uma criança faz, ela não estuda gramática, não decora os tempos verbais, ela só brinca com esse mundo novo cheio de sons que ela está a conhecer; ela fala mesmo antes de ler, ela "lê" livros mesmo antes de decorar o alfabeto, e foi assim, brincando com essas crianças que deu para dar uma melhorada no francês.
Como dizia Vitali quando algum cliente chegava ao restaurante: Bienvenue à la maison qui tourne!!!
Quarto
Restaurante
Quarto
Um outro mundo desconhecido era o da culinária vegetariana, durante um mês nos deliciamos com pratos inimagináveis! Achava que o mundo da comida era só arroz, feijão, carne, salada, macarrão e pão com manteiga. Aliás, nada contra o nosso maravilhoso arroz com feijão, estou morrendo de saudades! Mas essa experiência degustativa foi fantástica! Você sabia que dá para tomar leite sem ser animal? Pois é, fiquei encantada com o leite vegetal, com as especiarias indianas, com os pães caseiros, com os molhos, com as tortas e os bolos! Experiência pra lá de outro mundo com certeza. A Valérie, dona da casa, viajou por várias partes do mundo e passou a criar pratos com um jeito bem particular, e muito, muito mais saudável!
Quem quiser aprender um pouco sobre a culinária da Valérie, é só entrar no blog dela:
NOS DIAS DE FOLGA
Rapaz...., nesse tópico eu não vou escrever muito não. Vou deixar as imagens falarem mais, a única coisa que quero dizer é que nunca vi um céu com cores tão lindas! Imagine só... o outono acabando, o inverno chegando, a geada começa a congelar a grama, os vinhedos plantados ao redor começam a ter suas folhas a cair, a natureza começa mais uma transformação... Lenta e surpreendente!
Nos dias e nas horas de folga tivemos a oportunidade de presenciar o mais belo dos mundos que eu já conheci... o céu. Com a sua linguagem própria, das nuvens e das cores, ele nos fez várias vezes ficar parados, imóveis durante muito tempo a contemplar sua beleza.
Inefável... quem sabe as imagens possam descrever.
VILAS MEDIEVAIS
Tivemos a oportunidade de visitas três vilas que conservam o seu estilo medieval até hoje. As casas, os muros, portas e janelas, muito coisa láaaaaa de trás....
Castelnau de Montmiral
Cordes Sur Ciel
Castelnau de Montmiral
Puycelsi
Puycelsi
Essa experiência que acabei de descrever foi a nossa penúltima experiência com trabalho voluntário, ficamos na França até 16 de dezembro, era momento de encontrar novamente com a família e passar as datas comemorativas juntos. Mas antes de voltar para a Alemanha, demos uma voltinha em Bruxelas e Barcelona, mas as estoórias ficarão para o próximo post!
Grande abraço....
Saudades,
With love!
FOTOS: Henrique Pederneiras e Fernanda Araujo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário